skip to Main Content
Projeto Piracanjuba Livre

Projeto Piracanjuba Livre

No dia 28 de junho de 2022 recebemos a visita do Diretor Executivo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental – IDESA BRASIL, Sr. Ary Soares. Apresentando o Projeto Piracanjuba Livre, que é promovido pela Enel Green Power Cachoeira Dourada S/A e coordenada pelo IDESA. Este projeto visa contribuir com estratégia ambientais, como: resgatar espécie de peixes ameaçadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (BHRP) e criar bases para a constituição de um Corredor de Biodiversidade no Rio Piracanjuba. A expectativa é que o projeto sirva de apoio para iniciativas semelhantes na região da BHRP ou até mesmo em outras bacias hidrográficas.
Dentre outros objetivos, o projeto visa adotar estratégias de conservação sinérgicas, combinando um banco genético com tecnologias de Propagação Artificial e Identificação Genética para constituir um baço genético ex-situ do peixe piracanjuba, esta atividade vem sendo realizada pelo Laboratório de biotecnologia e fisiologia em peixes da Universidade Federal de Jataí (GO).
Ações de conscientização e educação ambiental estão sendo desenvolvidas, sendo a mobilização social e a articulação institucional parte da estratégia de enraizamento e sustentabilidade do projeto durante e após sua consolidação.

Informações complementares sobre o projeto estão disponíveis no endereço eletrônico: www.idesabrasil.org.br

Back To Top