skip to Main Content

ASCICLO participa de debate sobre DIFAL, e-commerce, incentivos e RRF na Acieg

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) recebeu a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, para atender aos associados e discutir sobre diversos temas dentre eles os incentivos fiscais, recuperação fiscal, DIFAL, e-commerce entre outras demandas dos empresários.

Durante o debate, o presidente da Acieg, Rubens Fileti, informou sobre o grande assédio de outros Estados diante aos empresários de Goiás, devido a esse momento de dificuldade. Cristiane Schmidt foi questionada sobre Goiás tentar entrar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Para ela, esse é um debate que será feito com muita prudência e que nesse momento não há muita coisa para ser declarada, pois é um momento de estudo e introspecção.

A secretária da Economia também comentou sobre a realidade financeira e as contas públicas do Estado. “O governo está com toda sua receita sendo drenada para gastos obrigatórios. É preciso rever este quadro de dificuldade e realizar ajustes necessários para o Estado consertar”, pontuou Schmidt.

E-commerce

Outro tema abordado durante o evento foi sobre e-commerce. Rubens Fileti pontuou sobre o fato de o comércio eletrônico passar em “território goiano” e não gerar receita tributária. “Esse é um item que nos preocupa, o Estado de Goiás não recebe nenhuma contribuição deste tipo de comércio”, afirmou. Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Borges, essa é a primeira vez que o tema e-commerce (específico) é discutido em uma reunião e isso é muito importante e necessário.

Diferencial de Alíquota

Para o subsecretário discutir sobre DIFAL é muito interessante e precisa ser analisado. Aubirlan explicou que o “DIFAL não existe para encarecer os produtos, ele existe para criar uma regra de igualdade e competição. Sem a cobrança do DIFAL, as empresas goianas industriais e atacadistas estavam tendo uma dificuldade em concorrer com os demais Estados, principalmente o de São Paulo”. A Acieg está elaborando um estudo sobre DIFAL que deve ser apresentado nos próximos 15 dias,  juntamente com o Forúm das Entidades Empresáriais (FEE).

Estiveram presentes no debate, além de Rubens Fileti, Cristiane Schmidt, Aubirlan Borges, vários empresários goianos, diretores da entidade e advogados.

Texto retirado de: https://acieg.com.br/noticias/1919/cristiane-schmidt-debate-difal-e-commerce-incentivos-e-rrf-na-acieg

Aubirlan Borges – Subsecretário da Receita Estadual, Eurípedes Alcântara da Silva (Chicã0) – Presidente da ASCICLO, Júlio César Campos – Diretor Temático da Comissão do Meio Ambiente da ACIEG, e Carlos Cunha – Diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top